Introdução

A SC SEG Segurança, prezando pela tradição do bom atendimento e transparência na forma de tratamento dos dados das pessoas com quem se relaciona, sejam elas clientes, ex-clientes, funcionários, prestadores de serviços e fornecedores, tanto na contratação de seus produtos e serviços quanto na candidatura às vagas de trabalho ou ainda, com quem mais acessa nossas plataformas digitais, mantemos o compromisso de continuar respeitando e assegurando a privacidade e a proteção dos dados pessoais de quem quer que seja.

Por isso, apresentamos nossa Política de Privacidade, que tem como objetivo fornecer informações claras e precisas sobre o tratamento de dados pessoais e sensíveis realizados pela SC SEG ao utilizar seus sites, portais, aplicativos, produtos e serviços.

Então, depois de ler a íntegra desta Política de Privacidade, se você tiver dúvidas ou considerações sobre o tratamento de seus dados pessoais e sensíveis, basta acessar nosso serviço de privacidade.

 

Considerações Iniciais

Trabalhamos com base na Lei de Proteção de Dados (13.709/2018) que traz garantias de privacidade, confidencialidade, retenção, proteção aos direitos fundamentais de liberdade e  o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa. Além disso, respeitamos a Constituição Federal da República Federativa do Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14).

Um dos fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é o respeito à privacidade. A privacidade dos nossos TITULARES ("você", "titular") é muito importante para nossa empresa e, por esta razão, não medimos esforços para proteger os dados pessoais que tratamos. Desse modo, o presente Termos de Privacidade ("Termos") tem o propósito de explicar de forma simples, clara e objetiva que tipo de dados serão coletados, bem como o momento e como serão utilizados.

Importante destacar que os Termos se aplicam a quaisquer marcas e serviços de nossa empresa . Consequentemente, compreendem e se aplicam a todos os seus produtos.

Quando nos referimos aos dados pessoais, consideramos qualquer dado relacionado à pessoa natural identificada ou identificável, inclusive números identificativos, dados de localização ou identificadores eletrônicos, quando estes estiverem relacionados a uma pessoa. Em resumo, qualquer informação pessoal que possa identificar o seu titular. Isso se aplica desde informações como nome e endereço a questões como gênero, religião ou posicionamento político.

 

1. Tratamento de dados

1.1. Coleta de dados

A empresa SC SEG coleta seus dados pessoais e seus dados sensíveis que são recebidos por nós no momento da contratação ou da utilização de nossos produtos/serviços. Acontece quando:

  • Preenche formulários em nossas plataformas digitais;
  • Entra em contato com nossas centrais de atendimento;
  • É incluído em nossos sistemas, por terceiros intermediários como executivos de vendas;
  • Navega em nossos canais digitais, como eventuais comentários em sites, aplicativos de mensagens ou redes sociais.

 

1.2. Informações cadastrais

Você compartilha as seguintes informações cadastrais com a SC SEG:

  • Dados cadastrais: são as informações pessoais necessárias para que possamos oferecer nossos produtos e serviços a você, como nome completo, RG e CPF, CNPJ, endereço, telefone, e-mail, etc.
  • Dados financeiros: são informações bancárias utilizadas para cobrança e crédito, como número da agência e da conta corrente, etc.
  • Dados da contratação: são informações necessárias para concluir o processo de contratação dos nossos produtos e serviços;
  • Dados sensíveis: são informações pessoais que envolvem temas como por exemplo: religião, orientação sexual/gênero ou origem racial/étnica.

1.3. Informações digitais

Com o objetivo de aprimorar a experiência e promover a melhoria do desempenho das nossas plataformas digitais, expandir a área de cobertura, personalizar os conteúdos e ofertas de produtos e serviços, enviar alertas ou notificações, nós podemos coletar os seguintes dados:

  1. Dados de Tráfego: geolocalização, telemetria, percursos utilizados, data e hora, tipo de dispositivo, sistema operacional, volume de dados utilizados, tipo de navegador, páginas acessadas, aplicativos instalados, dados sobre o nível/qualidade dos serviços (ocorrência de falhas, intermitências, etc), protocolos, inclusive os de internet (IP), principais funcionalidades acessadas, etc;
  2. Dados de Voz: Por meio da gravação de atendimento realizados em nossas centrais de relacionamento, inclusive o SAC;
  3. Dados de Acesso:  Utilizados para a realização de métodos de autenticação para confirmação de identidade dos usuários em nossas plataformas digitais;
  4. Dados do Perfil: Preferências por produtos, serviços e atividades específicas, sendo essas informações fornecidas pelo próprio usuário, ou deduzível pela forma como ele utiliza nossas plataformas digitais;
  5. Dados de Navegação: Histórico da sua navegação, assim como termos de pesquisa e links acessados, para eventual uso de ofertas e recomendações personalizadas (nas hipóteses de consentimento, a SC SEG coleta as categorias dos websites/serviços/aplicativos cedidas por meio do seu celular, computador, TV ou outro aparelho compatível).

 

1.4. Uso de cookies

Cookies são arquivos instalados em seu navegador de internet e que armazenam temporariamente algumas informações básicas que você acessa em nossas plataformas digitais, como site e app ou, ainda, publicidades.

O uso de cookies nos ajuda a fornecer um serviço mais personalizado e ágil, baseado em suas escolhas, o que permite analisar tendências e melhorar sua experiência em nossas plataformas.

Para saber mais sobre como utilizamos esse recurso e a possibilidade de você rejeitar, se preferir, confira a POLITICA DE COOKIES.

 

1.5. Sites e aplicativos de terceiros

Os serviços e produtos da SC SEG podem ser contratados e/ou prestados por meio de diferentes aplicativos, sistemas operacionais ou plataformas, inclusive de terceiros, tais como redes sociais e plataformas de busca (provedor).

A SC SEG RECEBE AS INFORMAÇÕES CONFORME AS POLÍTICAS DE PRIVACIDADE DO PROVEDOR, NÃO SENDO RESPONSÁVEL PELAS PRÁTICAS DE TRATAMENTO E ARMAZENAMENTO DAS INFORMAÇÕES QUE EVENTUALMENTE SÃO COLETADAS.

Assim, é recomendável que você consulte as respectivas políticas de privacidade dos websites e aplicativos para se informar adequadamente a respeito do uso de suas informações pessoais e, caso não esteja de acordo, possa verificar a existência de recursos disponibilizados pelo navegador para controle de sua privacidade.

 

1.6. Dados de menores

Nós podemos tratar os dados de pessoas com idade inferior a 18 anos em casos de produtos e serviços que envolvam a inclusão de dependentes, beneficiários ou clientes.

Dados pessoais e sensíveis de menores como CPF e nome completo, são tratados por meio de autorização específica, concedida diretamente à SC SEG, com as principais finalidades de uso para garantir o acesso contínuo aos serviços e produtos prestados. 

Importante dizermos que não usamos dados de menores em nosso legítimo interesse, como para fins de ofertas de produtos/serviços.

 

2. Tratamento dos Dados Pessoais

A SC SEG poderá tratar os dados coletados para:

  1. Ações de marketing voltadas à prospecção de novos clientes;
  2. Análise de perfil (profiling);
  3. Análises de aceitação de risco;
  4. Análise de crédito;
  5. Análises visando a prevenção de fraudes;
  6. Comercialização dos nossos produtos e serviços;
  7. Execução de atividades e análises pré-contratuais;
  8. Execução das atividades relacionadas ao produto ou serviço contratado;
  9. Atividades de relacionamento e atendimento ao titular;
  10. Concessão dos benefícios que compõem nossos produtos, serviços e políticas de recursos humanos;
  11. Atividades de cobrança de débitos e concessão de créditos;
  12. Realização de pesquisas de satisfação, de perfil de consumo para aprimoramento dos nossos produtos e serviços, dentre outros;
  13. Realização de estudos de precificação, atuarial e estatísticos;
  14. Atualização e incremento cadastral;
    cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
  15. Criação de métricas e indicadores em geral;
  16. Atender às determinações de autoridades competentes, como a Superintendência da Polícia Federal, Ministério do Trabalho.

Queremos sempre atender aos requisitos da LGPD em relação à minimização de dados, transparência, qualidade e exatidão das informações que manipula, podendo, ainda, quando for possível, fazer uso dos dados de maneira anônima, ou seja, sem a possibilidade de associação direta ou indireta a uma determinada pessoa.

 

3. Compartilhamento de dados pessoais

Podemos compartilhar informações com as seguintes entidades:

  1. a) Empresas que compõem o nosso grupo econômico, para a promoção dos produtos e serviços por elas comercializados e para realização de estudos em geral;
  2. b) Prestadores de serviços ou parceiros de negócios, para execução de atividades relacionadas aos nossos produtos e serviços;
  3. c) Fornecedores, na obrigatoriedade de fornecimento de produtos diretamente aos titulares, para a entrega de produtos adquiridos, etc.;

    Os dados são compartilhados com base nas hipóteses legais, respeitando o mínimo de informações necessárias para atingir o objetivo esperado, preservando a privacidade das pessoas usuárias e aplicando as melhores técnicas de proteção no tráfego desses dados.

Além das hipóteses que mencionamos acima, nós podemos compartilhar dados pessoais com entidades de proteção ao crédito, prevenindo situações de fraude, e também por ordem judicial e/ou determinação legal ou regulatória.

 

4. Contratação e disponibilização de base de dados

A SC SEG poderá contratar bases de dados de terceiros, a fim de enriquecer sua própria base de dados, completando com informações que ajudarão a oferecer os serviços e produtos de forma mais personalizada a você.
Da mesma forma, a SC SEG poderá disponibilizar sua base de dados a terceiros, desde que as informações constantes nessa base sejam agregadas e anônimas (como, por exemplo, o deslocamento de um público em determinada região) e o terceiro utilize as informações para fins legítimos, como expandir a sua cobertura de rede, verificar a concorrência, realizar uma pesquisa, etc.
Dessa forma, a SC SEG NÃO VENDE SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS apenas publica ou compartilha com terceiros, informações não identificáveis, ou seja, que não há a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

 

5. Direitos e deveres do usuário

O cliente, titular dos dados pessoais, a qualquer momento, e de forma gratuita, pode exercer os seguintes direitos:

  1. Retificação/Atualização: optamos por uniformizar o processo de retificação/atualização de dados do usuário, de modo que os dados possíveis de serem retificados/atualizados serão: o nome, número de telefone de contato e e-mail;
  2. Informações: o cliente poderá receber informações sobre a origem, a finalidade e a forma de tratamento dos dados, bem como eventual compartilhamento com terceiros;
  3. Eliminação: o cliente poderá solicitar a eliminação dos dados pessoais tratados pela SC SEG, sendo que este pedido passará por uma avaliação de viabilidade, em razão de uma série de prazos legais e/ou regulatórios aplicáveis para exclusão de dados, sendo que os dados somente serão efetivamente eliminados após ultrapassados tais prazos.
  4. Anonimização: a SC SEG não irá realizar a anonimização de dados, entretanto, o cliente pode optar por eliminar os dados pessoais. 
  5. Preferências para recebimento de marketing: o cliente poderá continuar ou não recebendo comunicações de campanhas promocionais e/ou ofertas de produtos e serviços da SC SEG através de link no final do e-mail.

Para exercer quaisquer destes direitos, o usuário deve encaminhar uma solicitação para o contato [email protected] e tratar com o nosso DPO.

Você tem a responsabilidade de compartilhar informações verdadeiras com a SC SEG, bem como proteger a confidencialidade de login(s) e senha(s) de acesso aos serviços e produtos da SC SEG, inclusive para prevenir seu uso não autorizado, não devendo compartilhá-los com terceiros.

O Usuário deve ainda estar ciente de que os contratos firmados com a SC SEG também apresentam cláusulas sobre a coleta, o tratamento e o compartilhamento de dados pessoais, sendo recomendável sua prévia e integral leitura.

 

6. Armazenamento de dados

Nós fazemos o armazenamento e tratamento dos dados pessoais que coletamos em local seguro, muitas vezes em nossos próprios servidores físicos ou por meio da nuvem. Mas, sempre visando a segurança e melhoria nos processos e na entrega dos nossos produtos e serviços.

Em relação ao prazo de utilização dos dados pessoais, assim como o da exclusão dessas informações após o término das atividades de tratamento, não temos um prazo único para esses procedimentos. Isso varia, de acordo com o produto ou serviço que você contrata.

Nós observamos os prazos legais e regulatórios para a retenção dos dados pessoais após o término do tratamento, principalmente no que diz respeito ao prazo para exercício regular de direitos em ações judiciais, administrativas ou arbitrais e para o cumprimento de obrigações legais e regulatórias por causa de ordens emitidas pelos órgãos reguladores aos quais estamos sujeitos.

Os prazos podem variar de 3 a 30 anos, dependendo da legislação e regulamentação em vigor atualmente.

 

7. Segurança e proteção de dados

Nós prezamos pela proteção e privacidade das informações com as quais há qualquer tipo de tratamento. Adotamos medidas, tecnologias e protocolos de segurança da informação, conforme as melhores práticas de mercado e observamos os padrões de qualidade das principais certificações internacionais sobre o tema, tanto em nossos ambientes virtuais quanto físicos.

 

8. Alterações na política de privacidade

Nos reservamos o direito de modificar esta política de privacidade a qualquer momento, a manter sempre atualizada e disponível no site https://www.scseg.com.br/politica-de-privacidade.

E, não se preocupe, pois, ao acessar nossas plataformas digitais, você será informado sempre que estiver disponível uma nova versão da política. De qualquer forma, recomendamos sua leitura periódica e integral do documento.

E-mail: [email protected]

DPO: Gabriel Heidemann da Mota