Qual a função da associação de moradores?
Uma associação de moradores é uma iniciativa em que um grupo de pessoas que moram em um mesmo local se reúne para criar regras e combinar estratégias de como melhorar a segurança na comunidade.
Existem associações de bairros ou ruas, bem como associações dos moradores de condomínios fechados.
Cada uma dessas organizações apresenta características específicas.
Além de buscar melhorar o bem-estar da região, associações de grupos de moradores também podem buscar promover a interação entre vizinhos.
Como engajar os moradores na associação?
Muitas pessoas ficam com o pé atrás quando um grupo de moradores propõe a implementação de uma associação no bairro.
Geralmente, esse sentimento surge pela falta de informação a respeito do papel da associação e de como ela pode ser útil para melhorar o convívio na região.
Por isso, é importantíssimo divulgar todas as ações e conquistas. Isto mostra aos membros os resultados obtidos e a seriedade do trabalho realizado.
Ter perfis em redes sociais, criar um blog ou site e até mesmo ter um aplicativo exclusivo para esse fim são maneiras de manter a população informada sobre todas as ações relacionadas à associação de moradores.
Deveres da associação de moradores
Para que a associação seja reconhecida oficialmente — e consiga trabalhar com mais força e dentro da legalidade — ela precisa cumprir com alguns deveres, como:
-???? criar um estatuto;
– ????????♀️eleger uma diretoria;
– ????registrar-se formalmente em um cartório;
– ????constituir-se como pessoa jurídica;
– ???????????????????????????????? tomar decisões coletivamente nas assembleias.
Para mais informações sobre como lidar com esses processos, vale a pena visitar um escritório do Sebrae na cidade ou conversar com pessoas que façam parte de uma associação de outro bairro.
Ouça todos os moradores
As associações de moradores têm o dever de tomar decisões de forma democrática.
Apesar de uma diretoria ser constituída e uma pessoa ter um cargo de chefia, por ser uma entidade de interesse comum, esse líder não pode decidir nada sem consultar todos os associados.
É uma boa prática considerar, também, a opinião do máximo de moradores possível, mesmo daqueles que não estão associados.
Afinal, por mais que eles não façam parte da organização, eles também convivem no bairro e têm direito de saber e opinar no que acontecerá na região.
Bairro Seguro
Nos dias atuais, com a tecnologia e os serviços das empresas de segurança terceirizada, existem muitas formas de deixar o bairro mais seguro.
Além de exigir atitudes da segurança pública, a segurança privada tem muitos benefícios a oferecer.
Monitoramento para residências, aplicativos de segurança, como o Bairro Seguro, e a instalação de câmeras de segurança são alguns deles.
Entre em contato e solicite orçamento.