Como funciona a Portaria Virtual na prática? Vale a pena? Veja por que os síndicos confiam.

As pessoas querem viver bem com pouco custo! É dessa forma que a Portaria Virtual tem transformado o cotidiano de quem mora em condomínios.

E para entender de verdade, nada melhor que ouvir a experiência de quem vive essa economia no dia a dia!

Conversamos com a Síndica profissional Lisianara Benachio, que nos contou sobre o processo de troca da portaria humana para portaria virtual.

Portaria Humana vs Portaria Virtual

A síndica relatou que um dos porteiros noturnos, ao invés de cumprir seu turno na portaria, como seria a atitude profissional correta, dormia durante o período de vigilância.

Até que alguns moradores, quando chegavam tarde no condomínio, passaram a notar o ocorrido e comunicaram a síndica. Relataram também que, em certas ocasiões, sequer encontravam o porteiro em seu posto de trabalho.

Foi quando a síndica decidiu verificar as câmeras de monitoramento e descobriu que o porteiro em questão dormia no carro.

Mesmo com a substituição deste profissional devido à má conduta, havia ainda outro risco a ser avaliado caso fosse mantida a presença da portaria humana.

Em situações de assalto, por exemplo, existe a possibilidade de rendição do porteiro – o que não acontece com a Portaria Virtual, uma vez que os profissionais se encontram seguros na Central de Monitoramento.

Outro benefício na contratação da Portaria Virtual é evitar dores de cabeça por motivo de faltas, doenças, encargos sociais, problemas judiciais, férias e outros.

Armazenamento de Dados e Tempo de Resposta

“É muito comum os moradores me relatarem ‘Ah, porque eu fiquei muito tempo esperando me permitirem entrar ou não’. Às vezes é muito exagero. Através do (registro de) áudio, a gente consegue verificar que a pessoa ficou esperando segundos. Por que? Porque é necessário, sim, haver a identificação.”

Nossa Central de Monitoramento, por motivos de segurança, armazena todos os dados registrados através de áudio e vídeo nos atendimentos prestados.

Essa análise de dados aponta que o tempo médio de resposta no primeiro atendimento, assim que o morador, visitante ou prestador de serviço aciona a Portaria, é de 10 segundos.

Quando um visitante chega ao condomínio, a Central primeiro atende este chamado e, em seguida, verifica com o morador se aquela pessoa está autorizada ou não a entrar.

Em diversas situações, o morador pode estar ocupado. Às vezes, tomando banho ou mesmo com som alto dentro de casa. Nesses casos, fica realmente mais difícil atender o chamado da Portaria com rapidez.

Por isso, quando o morador tem uma visita programada – por exemplo, já sabe que um familiar ou amigo está vindo – indicamos que seja enviada a chave virtual. Assim, fica muito mais rápido e fácil para todos.

Basta que o morador, através do aplicativo SCSEG, preencha os dados do visitante, incluindo a placa do veículo (se for o caso), determine a data e o horário em que a visita está programada para acontecer e faça o envio.

O visitante receberá a chave virtual por SMS ou e-mail.

O medo do novo

Um medo muito comum de quem não conhece a Portaria Virtual é que o sistema possa falhar caso falte energia elétrica. Isso não acontece, o sistema permanece funcionando com o uso de Nobreakes ou Geradores.

“Teve um certo receio, um certo medo de tudo que é novo. Como seres humanos, temos esse medo. Mas a adaptação foi rápida! Mais do que esperávamos. O que a gente precisa, como seres humanos, é aprender a se adaptar ao sistema, porque em termos de segurança, a portaria virtual é muito melhor que a humana. Os moradores puderam perceber no dia a dia que hoje eles têm muito mais segurança que antes.”

Como todas as áreas vulneráveis do edifício são monitoradas 24 horas por dia através de câmeras e sensores de última geração, qualquer tentativa de acesso não autorizado é prontamente detectada e informada aos Operadores, que imediatamente passam a seguir uma série de medidas de contenção estabelecidas por nosso Manual da Segurança. Com isso, e após toda a confirmação dos fatos, a SCSEG aciona suas viaturas de fiscalização, e, se preciso, as Forças Policiais.

Se você quer reduzir custos, ter praticidade na sua gestão e garantir segurança eficiente 24 horas, agende uma visita para conhecer a Portaria Virtual.

Faça agora seu orçamento online clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *